segunda-feira, 30 de março de 2009

história Geral Sumérios Gilgamesh




(imagens da edição: Gilgamesh Rei de Uruk, Ars poética 2ª edição, 1992)

Neste texto Sumério, talvez um dos primeiros relatos criados pelo homem civilizado a aproximadamente 5000 a.C, Gilgamesh conhece Utnapishtim rei que salvou seu povo de um dilúvio. Gilgamesh faz com que Enkidú, um homem puro, deixe de viver só e passe a viver na cidade. Comparando este texto literário com o gênesis, tem-se a impressão que o autor bíblico usou desta história Suméria, para recontar teologicamente a história dos hebreus e eis aí um bom tema para uma pesquisa de história.

APRESENTAÇÃO DE GILGAMESH:

Proclamarei ao mundo os feitos de Gilgamesh. Esse foi o homem a quem todas as coisas foram conhecidas; o rei que conheceu os países do mundo. Foi sábio, viu mistérios e conheceu coisas secretas, e nos trouxe a história dos dias antes do dilúvio. Fez uma longa viagem, ficou fatigado, exausto de trabalhos, e retornando descansou, e gravou numa pedra a história toda.

Quando os deuses criaram Gilgamesh, deram-lhe um corpo perfeito. Shamash o Sol glorioso dotou-o de beleza, Adad o deus da tempestade dotou-o de coragem, os grandes deuses fizeram sua beleza perfeita, sobrepassando a todos outros, terrífico como um grande touro selvagem. Dois terços lhe fizeram deus e um terço homem.(...)


GILGAMESH SONHA COM A VINDA DE ENKIDU:

Ora, Gilgamesh se levantou a contar seu sonho a sua mãe, Ninsun, uma entre os deuses sábios. "Mãe, tive um sonho esta noite. Eu estava cheio de alegria, os jovens heróis estavam ao redor de mim e eu caminhava pela noite sob as estrelas do firmamento - e uma delas, um meteoro da substância de Anu, caiu do céu. Eu tentei levantá-lo, mas se mostrou pesado demais. Todo o povo de Uruk se juntou ao redor para vê-lo. As pessoas comuns se acotovelavam e os nobres se atropelavam para beijar seus pés. E para mim sua atração era como o amor de mulher. Ajudaram-me, eu cingi minha frente e o ergui com correias e o trouxe para ti, e tu o declaraste meu irmão."

domingo, 29 de março de 2009

História Geral Aula1 e 2 Egito Antigo

O Egito é uma dádiva do Nilo, esta frase de Heródoto, (pai da História) define bem as condições geográficas que propiciaram o surgimento desta grande civilização. Em aproximadamente 3100 aC, com a unificação do reino do norte com o reino do sul por Menés, o Egito torna-se uma das maiores civilizações da antiguidade.
Esta unificação manteve, como nos ensina Mario Curtis Giordani as características dos dois reinos anteriores, unificados agora por este poder central na figura do Faraó, sacerdotes e escribas.
Sua religião é politeísta e antropomorfa, tendo os egípcios conhecimento de matemática, agricultura, medicina e como nos refere Heródoto, Hércules era já antes de ser conhecido na Grécia, conhecido no Egito, neste site abaixo encontramos mais detalhes desta parte da história.
(Mentore Conti)
http://www.conjuntojk.com.br/diversao/jk_humor_jogos_curiosidades/curiosidades/egito/o_egito_antigo.htm